quarta-feira, 28 de julho de 2021

Reitor de Lourdes explica como funciona o Santuário

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Embora muito absorvido por intensa atividade no Ano Jubilar de Lourdes, o Pe. Raymond Zambelli  concedeu oportuna entrevista à revista de cultura católica Catolicismo.  

O Pe. Zambelli nasceu em Trouville-sur-Mer, em 2 de junho de 1943, na região onde viveu Santa Teresinha do Menino Jesus –– Calvados, na Normandia (França). 

Após completar o seminário menor e o maior em Caen e Bayeux respectivamente, foi ordenado em 1967 na basílica de Santa Teresinha, em Lisieux. 

Tendo exercido diversas atividades pastorais e aprofundado seus estudos, em 1986 tornou-se capelão do Santuário de Lisieux. 

Desde 1992 até dezembro de 2001, foi reitor do mesmo santuário, tão conhecido pelos católicos do mundo inteiro. 

Escreveu vários livros sobre Santa Teresinha, entre os quais destacamos: Prier avec Thérèse de Lisieux; Lisieux parle de Thérèse; e Thérèse nous parle. 

Em 5 de maio de 2003, foi nomeado Reitor do Santuário de Lourdes, importante cargo que desempenhou até 2008.

* * *

Catolicismo — Quando os peregrinos chegam ao Santuário de Lourdes, encontram uma organização calma, transparente, discreta, mas muito eficaz. Ninguém imagina a amplitude das ocupações e o trabalho que isso representa para o Reitor e seus colaboradores. V. Revma. poderia nos dizer uma palavra sobre essa tarefa, pelo menos em suas linhas gerais?


Pe. Zambelli — Quando se acolhe a cada ano mais de seis milhões de peregrinos vindos do mundo inteiro, é necessário que o Santuário esteja muito bem organizado. Deste ponto de vista, o Santuário de Lourdes adquiriu grande experiência e goza de boa reputação.

Mais de 430 funcionários trabalham no Santuário, sem contar os padres, religiosos e religiosas, com os quais esse total ascende a 500 pessoas. Há, portanto, muitos serviços especializados na organização, gestão, contabilidade, comunicação, planificação dos grupos e recepção dos doentes.

É claro que todas essas atividades são ligadas à vida pastoral e litúrgica do Santuário.

O Reitor é, pois, encarregado de coordenar todos os serviços, harmonizá-los, fazê-los trabalhar juntos, conservando constantemente o objetivo primordial do Santuário de Lourdes: a recepção dos peregrinos e a difusão fiel da Mensagem da Virgem.

O Reitor é o representante permanente do Bispo de Tarbes e de Lourdes, o qual é o primeiro e último responsável pelo Santuário.

Catolicismo — O secretariado de V. Revma. impressionou-me pela simplicidade e acessibilidade. Nele colaboram também inúmeros voluntários — médicos, enfermeiras, padioleiros e outros — que trabalham no anonimato e desinteressadamente. Como são organizados? Que sentimentos os inspiram? Quantos são? De onde vêm?

Pe. Zambelli — O Santuário de Lourdes conta com mais de 200 mil voluntários especialmente dedicados ao serviço dos doentes. Esses voluntários pertencem à Hospitalidade Nossa Senhora de Lourdes, ou fazem parte das hospitalidades diocesanas ou de grandes organismos, tais como a U.N.I.T.A.L.S.I. ou o O.P.T.A.L., no que diz respeito à Itália.

Eles vêm do mundo inteiro e consagram generosamente seu tempo ao serviço dos doentes e do Santuário ao longo de todo o ano.

Catolicismo — As comemorações do sesquicentenário de Lourdes aumentaram suas atividades? No quê?

Pe. Zambelli — No Ano Jubilar do Sesquicentenário das Aparições da Virgem Maria a Bernadette nos comunicamos muito, por todos os meios que a mídia nos oferece hoje. 

O povo de Deus correspondeu, pois constatamos no momento um aumento de mais de 60% no número dos peregrinos em relação ao ano anterior, o que nos faz prever uma frequência da ordem de nove a dez milhões de peregrinos até o fim do Ano Jubilar.

Catolicismo — Quais são os sentimentos que mais o encorajam na sua missão?

Pe. Zambelli — É certamente uma graça ter sido escolhido para esta missão eclesiástica universal.

stou muito consciente disso, e peço todos os dias ao Espírito Santo conceder-me as luzes necessárias e a força suficiente para cumprir esta missão tão importante, com a ajuda da Virgem Maria e de Santa Bernadette.


continua no próximo post: Entrevista ao reitor do santuário de Lourdes (fim)

VEJA O QUE ACONTECE EM LOURDES NA PÁGINA ESPECIAL DE VÍDEOS -- CLIQUE AQUI



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.
CLIQUE AQUI: WEBCAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.