quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nossa Senhora pede a Santa Bernadette ir 15 dias à Gruta: a "quinzena"

Santa Bernadette, 1864, Dufour
Na terceira aparição Nossa Senhora falou por vez primeira a Santa Bernadette. E lhe pediu voltar quinze vezes.

Santa Bernadette atendeu escrupulosamente o pedido de Nossa Senhora. Ela voltou regularmente durante quinze dias consecutivos à gruta.

É a chamada “quinzena”, a qual, aliás, foi bastante perturbada. Com efeito, sabendo das aparições, um grupo de figuras políticas, juízes, o chefe da polícia e outras personalidades, reunidos em associações anti-católicas empenharam-se em proibir que a jovem Bernadette fosse ao local nas datas pedidas pela Mãe de Deus.



Chegou-se a acusá-la de doida e farsante. Um médico a acompanhou durante uma aparição para forjar um atestado de demência.

Deu em nada, ou, melhor, num atestado da perfeita normalidade da saúde psíquica e somática da vidente

Santa Bernadette certamente ter-se-ia sentido confortada se o pároco a tivesse apoiado com bons conselhos.

Mas o clero da cidade ficou, de início, eriçado contra as aparições. O pároco implicava com elas e era até hostil. Tratava com ironia Bernadette e suas narrações. Depois haveria de mudar de idéia.

O fato é que a “quinzena” foi atribulada. Santa Bernadette enfrentou as oposições com uma serenidade que superava as fracas forças da condição feminina e da idade.

Na força de alma que externou nesses dias, já se apalpa ação profunda de Nossa Senhora sobre uma natureza inocente, reta e corajosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.