quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Santa Bernadette responde a contento aos eclesiásticos

Santa Bernadette em foto de 18 outubro 1864
Passada a tempestade dos primeiros dias, Santa Bernadette passou uma prova díficil, mas muito diferente: os inquéritos de eclesiásticos.

Fiéis de todas as condições arrumaram a gruta, abriram caminhos e montaram uma escadaria que descia até ela. Instalaram uma bacia com torneiras para recolher a água da fonte e mesas para pôr as velas, canalizaram o canal e o rio. Os albergues ficaram cheios e foi preciso construir mais.

Os milagres sucediam-se uns aos outros. Doações e ex-votos acumulavam-se na gruta e o delegado de polícia andava de olho aberto para inculpar Bernadette de falcatrua.
Procissões improvisadas, orações e cânticos eram continuas diante de Massabielle.

Eclesiásticos interrogam Santa Bernadette

Os romeiros queriam conhecer Bernadette e ouvir de sua boca a narração do acontecido. Submeteram-na a intérminos interrogatórios.


Mas nem todos eram bem intencionados. O Pe. Hyacinthe Loison, um pregador então muito na moda, tentou fazê-la cair em contradição. O infeliz e faceiro religioso posteriormente abandonou o sacerdócio.

Santa Bernadette com sua família
Santa Bernadete no centro da foto de família
O Pe Nègre SJ, querendo testar a autenticidade das aparições, empregou os recursos mais complicados da teologia para convencer Bernadette de que “tinha visto o diabo”.
― “O diabo não é tão belo quanto ela”, revidou Bernadette.

O hábil jesuíta lhe mostrou que o demônio, quando aparece, não pode deixar de exibir formas animais horríveis ou grosseiras que o denunciam. E acrescentou:
― “E você não viu os pés. Seus pés estavam ocultos”.
― “Sim, eu vi. Ela tinha os pés à vista, e muito bonitos”.
― “Mas, você não viu suas mãos! Não estavam encobertas por um véu?”
― “Não, eu as via, e eram muito bonitas”.

Outros eclesiásticos ameaçaram Bernadette com o fogo eterno do inferno.

Ainda outros lhe apresentaram questões com melindres teológicos e subtilezas inextricáveis.

Mas Bernadette saiu de todas as provas com uma segurança desconcertante. Suas respostas fazem lembrar as de Santa Joana de Arco.

Lourdes, procissão das velas, ©Fr Lawrence OP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.