quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Santa Bernadete e o méritos do abandono

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Santa Bernadete Soubirous que recebeu as revelações de Lourdes era de uma família honrada, mas das mais modestas da pequena cidade de Lourdes.

Lourdes tem um bonito nome mas era ignorada de quase todo o mundo até na própria França, onde ela não era senão uma aldeota aos pés de um velho castelo.

Talvez por desígnio de Deus, nas muralhas daquele castelo se deu um dos primeiros confrontos com os mouros que tinham invadindo a França.

No fim, os mouros acabaram se convertendo e adotando Nossa Senhora da Penha como sua Senhora.

Pela impressão que deixam as fotografias que Santa Bernadete tirou antes de ser freira, ela era uma mocinha camponesa típica, com a expressão do olhar muito viva, com muita firmeza de ideias e de princípios na sua atitude.

Ela era uma pessoa quase iletrada e que não era capaz, portanto, de articular correntemente um princípio e o apresentar a quem quer que seja. 

 
Porém, ela tinha, por obra do Espírito Santo, o que têm tantas outras almas de condição modesta que não tiveram os meios para estudar.

Ela tinha um verdadeiro conhecimento de certos princípios e uma heroica atitude de amor ofensivo e defensivo em relação a esses princípios.

Muito cedo aflorou nela a vocação religiosa.

Essa vocação a conduziu a uma congregação religiosa que têm seu noviciado na cidade de Nevers, capital da zona chamada antigamente Nivernais.

Ela entrou nessa congregação onde, com intencionalidade das superioras, o trato dado a ela foi o seguinte:

Entenderam muito bem que se se conhecesse lá que Santa Bernadete era a moça das aparições, ela seria o objeto da veneração e do entusiasmo de todas as pessoas no convento.
E ela ao invés de ter dentro do convento a vida sacrificada e dura que deve ser própria a quem segue a vocação religiosa, ela teria uma vida de bonequinha.

Ela seria a bonequinha das outras freiras.

Então resolveram impedir todo acesso a ela.

Ao mesmo tempo aquela louçania e vigor que ela tinha antes de entrar para o convento foi perdendo no seu ímpeto em vista de numerosas doenças que sucessivamente a afligiram.

Ela, portanto, em vez de desabrochar foi mirrando, murchando, e no convento a tinham em conta de nada e de ninguém.

Ela quase não tinha contato com a família, é se tem a impressão que ela foi se sentido terrivelmente abandonada.

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que no convento onde ela estava, se não fosse por vontade de Deus, ela não ficaria um minuto. Porém, ali ela morreu, após passar toda a vida lá.

Assim também são os abandonos em que um religioso ou uma religiosa pode ficar.

Porque muitas vezes Deus pede às almas que Ele mais ama aceitar a sensação de abandono e oferecer o sofrimento que produz a sensação de abandono para os mais altos desígnios que Ele tem em vista.

Só na hora do Juízo a alma fica sabendo o valor desse oferecimento.

Como Santa Bernadette e Santa Teresinha, acabaram conhecendo e agora usufruem do gáudio eterno da vida bem-aventurada no Céu.


Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 




6 comentários:

  1. NOSSA SENHORA DE LOURDES E SANTA TERESINHA ROGAI POR NÓS.

    ResponderExcluir
  2. Diana Gama Bittencourt27 de fevereiro de 2014 às 14:36

    Prezados amigos amigos Cristãos,
    Fui criada ouvindo tds as histórias biográficas de santos, a que mais me compadeceu foi a de Sta Bernadete, pela perseguição sofrida pela própria madre superiora, colocando-a para fazer os serviços mais duros e tratando-a muito mal, hoje perante à Justiça, diríamos que ela foi vítima de assédio moral e em virtude da maldade humana, banhada de inveja, por ter sido a escolhida de Nossa Senhora nessa importante missão, morreu aos poucos de tristeza, muita tristeza, tanta, que só pela morte alcançaria a paz tão almejada.
    Amo Sta Bernadete, pequena alma inocente, que perante tantas provações, vindas de onde ela menos esperava, do claustro sagrado, esquecida, isolada e humilhada, viu seu pobre corpo inocente e santo, ser vencido pelas inúmeras doenças que a tristeza provoca, reduzindo suas defesas e matando-a aos poucos.
    Meus irmãos,"O verdadeiro cristão não provoca o sofrimento aos seus irmãos, ao contrário, concede-lhe amor, como Jesus o fez...amai-vos uns aos outros, assim como vos amei. CARIDADE E AMOR sãos as principais legados de Cristo.
    Não devemos esquecer que somos soldados de Cristo e não do antigo inimigo, lembremos da nobreza de coração do amado São Bento de Núrssia, que vida linda, tbm conhecido como o Santo da boa morte, cristianizou toda a Europa e morreu em pé, dentro da sua igreja, amparado pelos monjes beneditinos.
    Meu abraço fraterno e minha fidelidade às lições de Cristo,

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, venho através desta agradecer por podermos estar todos os dias na gruta de NossaSenhora, mas ultimamente o volume do som piorou! Será que poderia melhorar. Muito obrigada . Amor de Maria amem .

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, por todos os e-mail que vocês me enviam!
    Eles chegam como uma bencao para mim e minha familia. Peco que DEUS os proteja sempre com saude e paz Carinhosamente:Maria de Lourdes.

    ResponderExcluir
  5. Realmente , nunca ví uma foto de Santa Bernadette sorrindo!Parece sempre estar emburrada e já recebí referencias, da própria "Lourdes e suas aparições", na qual ela afirma que Nossa Senhora a escolheu por ela ser burra, no sentido de iletrada, pq assim ao falar às pessoas , sobre as aparições , acreditariam mais por saber não ter ela capacidade para tal!
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.