quarta-feira, 11 de junho de 2014

Valor e importância de levar o nome de Lourdes

Procissão de padres dominicanos em Lourdes
Procissão de padres dominicanos em Lourdes
Muitas mulheres levam o nome de Lourdes. Muitas chamam Maria de Lourdes, e nem sabem bem o que é Lourdes.

Alguém tal vez explicou que é uma gruta onde Nossa Senhora apareceu, onde curas, etc., etc.

Podem ter certa noção desses fatos, mas não tinha deitado a atenção desses fatos. E vivem com esse nome como um menininho que vai, por exemplo, ao Colégio São Luís e não sabe quem foi São Luís.

Outras vezes foi a mãe que deu esse nome e elas estão à vontade porque foi a mãe que deu. Mas não sabem mais nada. Nunca pensaram o que significa o nome Lourdes.

E quando ficam sabendo tomam uma boa surpresa. Lourdes é isso? Mas, por que é que não me falaram antes?

É, aliás, um lindo presente para fazer: contar para Da. Lourdes o que significa o nome de Lourdes!

Muitas vezes essa explicação chega num momento de aflição da hipotética Da. Lourdes. E então a consolação é muito maior.

E o agradecimento também.

Mas, é só isso?



E a alegria de Nossa Senhora vendo que uma alma que tinha o nome de Lourdes e não ligava, se volta para Ela?

Não irá Nossa Senhora abençoar especialmente essa alma?

Diante da Gruta de Lourdes aos pés de Nossa Senhora
Diante da Gruta de Lourdes aos pés de Nossa Senhora
E não irá a abençoar também e atender os pedidos daquela pessoa que desvendou o valor e o significado do nome Lourdes a quem tinha o nome mas não sabia?

Não terá Ela uma especial dileção para quem fez esse bem a alguém? Que tal vez gemia no fundo da alma e não sabia que levava a solução no próprio nome?

Então contar a história de Santa Bernadete, os problemas pelos que ela passou, o drama de sua família, a pobreza, a doença, a aparição, as incompreensões, os sofrimentos, as consolações, os milagres, tudo o que aconteceu na Gruta. E o que acontece em todas as grutas de Lourdes que há pelo mundo afora.

A gente pede na angústia muita coisa a Nossa Senhora. Ela não vai ficar mais propícia a nosso pedido se fizermos isso com uma alma que ainda não a conhece?

E... se não se chamar Lourdes? O conselho fica valendo igual!!



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 


2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria que me informassem como faço para chegar de Portugal a Lourdes. Se for de trem onde devo pegá-lo e onde saltar, ai próximo tem lugar para dormir em que as pessoas falem o portugues?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Maria das Graças Dourado Pimenta12 de junho de 2014 22:56

    Conheço muitas Lourdes e Bernadetes, inclusive minha mãe se chamava Maria Bernadete, pessoa muito católica com quem aprendi a amar Nossa Senhora!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.