segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Na novena de Lourdes: as aparições, Santa Bernadette e a proclamação do dogma da Imaculada Conceição

Aos pés da imagem da Gruta de Lourdes estão inscritas
as palavras que Nossa Senhora falou a Santa Bernadette:
(no dialeto da santa) "Que soy era Immaculada Councpciou",
quer dizer "Eu sou a Imaculada Conceição".

Em Lourdes, por meio de Santa Bernadette e um torrente interminável de milagres, Nossa Senhora veio confirmar um dos maiores dogmas de Fé proclamados infalivelmente por um Papa: a Imaculada Conceição.

Com efeito, fazendo uso explícito e solene de seu magistério infalível, o Bem-aventurado Papa Pio IX declarou, por meio da Bula Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854, ser de revelação divina que a Santíssima Virgem Maria foi totalmente isenta do pecado original.
Transcrevemos aqui trecho de um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulado A santa intransigência, um aspecto da Imaculada Conceição, publicado em CATOLICISMO em 1954, no centenário da proclamação do magnífico Dogma.


Imagine-se uma criatura tendo todo o amor de São Francisco de Assis, todo o zelo de São Domingos de Gusmão, toda a piedade de São Bento, todo o recolhimento de Santa Teresa, toda a sabedoria de Santo Tomás, toda a intrepidez de Santo Inácio, toda a pureza de São Luiz de Gonzaga, a paciência de um São Lourenço, o espírito de mortificação de todos os anacoretas do deserto: ela não chegaria aos pés de Nossa Senhora.


Mais ainda. A glória dos Anjos é algo de incompreensível ao intelecto humano. E a glória de Nossa Senhora está incomensuravelmente acima de todos os coros angélicos.

O Beato Papa Pio IX proclamou o dogma
da Imaculada Conceição em 1854
A esta criatura dileta entre todas, superior a tudo quanto foi criado, e inferior somente à Humanidade Santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus conferiu um privilégio incomparável, que é a Imaculada Conceição.

“Imaculado” significa etimologicamente a ausência de mácula, e pois, de todo e qualquer erro por menor que seja, de todo e qualquer pecado por mais leve e insignificante que pareça.

É a integridade absoluta na fé e na virtude. É portanto a intransigência absoluta, sistemática, irredutível, a aversão completa, profunda, diametral a toda a espécie de erro ou de mal.

A santa intransigência na verdade e no bem é a ortodoxia, a pureza, enquanto em oposição à heterodoxia e ao mal.

Por amar a Deus sem medida, Nossa Senhora correspondentemente amou de todo o coração tudo quanto era de Deus.

E porque odiou sem medida o mal, odiou sem medida Satanás, suas pompas e suas obras, o demônio, o mundo e a carne.

Nossa Senhora da Conceição é Nossa Senhora da santa intransigência.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, apud CATOLICISMO, setembro de 1954)





Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 

4 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO POR ENVIAR A NOVENA PARA MIM, COM CERTEZA VOU FAZER OS NOVES DIAS COM MUITA FÉ, QUERO DIZER TABÉM QUE JA LI O LIVRO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES E É MARAVILHOSO. NOSSA SENHORA DE MOURDES ROGAI POR NÓS.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO.FELICIDADES A TODOS.

    ResponderExcluir
  3. QUE NOSSA SENHORA DE LOURDES E SANTA BERNADETE ROGUE POS NÓS HOJE E SEMPRE.

    ResponderExcluir
  4. JESUS E MARIA PROJETARÃO NO CEU TUDO O QUE IA ACONTECER NA TERRA OS MILAGRES AS APARIÇÕES E TODAS AS FÉ QUE OS PEREGRINOS CHEGAR ATE LURDES AMEM

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.