quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Mais um milagre de Lourdes proclamado oficialmente. É o nº 70

A irmã Bernadette Moriau emocionada pelo acontecido.
A irmã Bernadette Moriau emocionada pelo acontecido.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Mons. Jacques Benoit-Gonnin, bispo de Beauvais, norte da França reconheceu canonicamente mais um milagre de Nossa Senhora de Lourdes, no dia de sua festa, 11 de fevereiro de 2018, noticiou “Clarin” de Buenos Aires.

O reconhecimento oficial do milagre aconteceu após os rigorosos procedimentos do Bureau Médico de Lourdes – uma espécie de primeira instancia para analisar clinicamente os casos alegados – e do Comité Médico Internacional de Lourdes, uma segunda instância muito exigente.

No fim de exaustivas análises esses comitês devem responder se houve uma “mudança repentina, instantânea, completa e duradoura” que não tem explicação “dentro do atual estágio do conhecimento científico”.

Em caso de resposta positiva, o processo é encaminhado ao bispo da diocese de residência do beneficiado. O prelado deve decidir se procede ou não à proclamação canônica do milagre.

Só o bispo em nome da Igreja pode declarar o milagre. Os médicos, ainda que muito categorizados, só concluem que a cura é inexplicável segundo a ciência.


A beneficiada foi a religiosa Bernadette Moriau da Congregação das Franciscanas Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, de 79 anos de idade. O seu é o milagre nº 70 oficialmente reconhecido de acordo com esse exigente périplo médico e canônico.

A irmã Bernadette esteve praticamente paralítica durante quase três décadas. Ela mesma reconhece que não acreditava muito em milagres, que nunca o pediu para si, e nem lhe ocorreu ir a Lourdes procurando a cura.

Mons Brouwet, bispo de Lourdes, e o Dr Alessandro de Franciscis, chefe do Bureau Médico de Lourdes, apresentam o 70º milagre
Mons Brouwet, bispo de Lourdes, e o Dr Alessandro de Franciscis,
chefe do Bureau Médico de Lourdes, apresentam o 70º milagre
A religiosa é franciscana desde que tem 19 anos e sofria dores lombares e ciáticos desde 1966 que degeneraram em déficit neurológico em 1987. Desde essa data não pode mais caminhar.

Foi-lhe diagnosticada síndrome da cauda equina, um tipo de estenose espinhal que afeta a cauda equina, o conjunto de nervos localizado no final da medula espinhal.

Após décadas virtualmente imobilizada, ela foi convidada a uma romaria ao santuário de Lourdes no sul da França, famoso pelos milagres que ali opera Nossa Senhora.

Foi em 2008, há 10 anos que aconteceu a cura “repentina, instantânea, completa e duradoura”.

Mons. Nicolas Brouwet, bispo de Tabes-Lourdes, em cuja diocese se encontra o santuário anunciou o milagre no domingo 11 de fevereiro na basílica de Lourdes.

Segundo contou a irmã Bernadette ao jornal de Paris “Le Figaro” “em fevereiro de 2008, meu médico me convidou à peregrinação diocesana que teria lugar entre 3 e 7 de julho […].

“Eu nunca tinha ido a Lourdes como doente […],

“em 2008, nós comemorávamos os 150 anos das aparições da Virgem Maria a Bernadette […].

“Na gruta, eu senti a presença misteriosa de Maria e da pequena Bernadette […].

“Eu nunca pedi a cura, mas sim a conversão do coração e a força para suportar minha vida de doente”, recolheu o “Le Figaro”.

Mons. Jacques Benoit-Gonnin, bispo de Beauvais proclamou o 70º milagre de Lourdes.
Mons. Jacques Benoit-Gonnin, bispo de Beauvais
proclamou o 70º milagre de Lourdes.
Quatro dias depois de voltar da peregrinação a Lourdes, durante um momento de adoração do Santíssimo Sacramento em sua comunidade, teve “uma sensação de calor e uma melhora em todo o meu ser. Eu me senti bem”, descreveu a ACI Digital.

No documento de reconhecimento do milagre, o bispo de Beauvais, Mons. Jacques Benoit-Gonnin sintetiza os fatos, acontecidos após o retorno da peregrinação:

“Foi no dia 11 de julho, após um momento de adoração num espírito de comunhão com Lourdes e da romaria que ela acabava de fazer. De volta na sua cela, ela sentiu um chamado a tirar seus aparelhos que lhe seguravam o peito e as pernas, e a desligar o neuroestimulador.

“Imediatamente, ela começou a caminhar sem ajuda alguma, de forma totalmente autônoma.

“Ela chamou as irmãs para serem testemunhas e elas não puderam senão constatar a mudança”.

O médico que tratava a irmã Bernadette Moriau constatou a cura e apresentou a paciente ao Bureau Médico de Lourdes.

Desde aquela data, ela foi submetida a numerosos exames e análises, além de consultas e testes.

Em novembro de 2016, o Comité Médico Internacional de Lourdes votou por unanimidade menos um que a cura “permanecia inexplicável pelo estado atual de nossos conhecimentos científicos”, registrou a revista “Le Point”. 

Declaração do caráter prodigioso miraculoso da cura da irmã Bernadette Moriau
Declaração do caráter prodigioso miraculoso
da cura da irmã Bernadette Moriau
Atingido esse ponto, a responsabilidade de reconhecer o milagre fica inteira com o bispo diocesano.

Infelizmente muitos bispos temem faze-lo para não chocar a tendência relativista e naturalista dominante.

Não foi o caso do bispo de Beauvais. Ele contou que criou uma comissão diocesana para estudar o caso.

Também essa se rendeu diante dos fatos, e o bispo após oração, decidiu reconhecer o “carácter prodigioso miraculoso” da cura, feita por Deus pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes.

O bispo confiou ao “Le Figaro” que após tomar a decisão sentiu uma grande seriedade e alegria.

Seriedade porque estava diante de uma intervenção de Deus que o superava inteiramente. Alegria por um evento extraordinário que se havia produzido visivelmente em conexão com Nossa Senhora.

“De fato – concluiu Dom Benoit-Gonnin –, muitas vezes o milagre é realizado através da intercessão de um santo que é invocado. Neste caso, Deus age através da intercessão da Virgem Maria, venerada em Lourdes”.


Vídeo: a irmã Bernadette conta como foi o milagre (em francês)




VEJA O QUE ACONTECE EM LOURDES NA PÁGINA ESPECIAL DE VÍDEOS -- CLIQUE AQUI



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.

5 comentários:

  1. Bendito seja Deus! E bendita seja Nossa Senhora de Lourdes por mais este milagre reconhecido pela Igreja.

    Gostaria de comentar como são misteriosos os motivos de Deus, porém sempre sapientíssimos! Me chamou a atenção o fato de a irmã não ter pedido a sua cura à Nossa Senhora, porém Nossa Senhora lhe obteve a cura! E aqui gostaria de citar duas partes do texto que nos podem ajudar a compreender os motivos desse milagre, embora provavelmente só compreendamos um pouco.

    No início do texto se diz:

    "A irmã Bernadette esteve praticamente paralítica durante quase três décadas. Ela mesma reconhece que não acreditava muito em milagres, que nunca o pediu para si, e nem lhe ocorreu ir a Lourdes procurando a cura."

    E mais no final:

    “Eu nunca pedi a cura, mas sim a conversão do coração e a força para suportar minha vida de doente”.

    Provavelmente a cura da irmã foi um sinal para confirmar e aumentar a sua fé, já que ela não acreditava muito em milagres; ao mesmo tempo que uma recompensa pela fé que ela já tinha, pois se não tivesse, ela não teria rezado à Nossa Senhora. Bem de qualquer forma, o mistério continua: muitas pessoas pedem a cura e não recebem. Outros não pedem e recebem. Em tudo Deus seja louvado! Senhor, aumenta a nossa fé!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de reaver meu Testemunho da comemoração dos 150 Anos das Aparições de N Senhora de Lourdes-fr. Grata.

    ResponderExcluir
  3. Os Santos Mistérios Divinos só são explicados quando temos testemunhos de Pura Verdade, quando somos verdadeiros e cremos no Amor Misericordioso de Deus, os Mistérios divinos se convertem, se concretizam. A Mãe de Jesus, piedosa e amorosa nos conduz até Seu Filho Amado e nos coloca em Seu colo! Deus Pai Todo Poderoso concede ao Filho o Milagre!

    ResponderExcluir
  4. Graças e Louvores pela cura da irmã Bernadette pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, eu creio, Amém Obrigada meu Deus, Obrigada Nossa Senhora❤

    ResponderExcluir
  5. Lourdes é uma lugar extraordinário de cura.Obrigado,Senhor!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.