quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Obediência e sobranceria em Santa Bernadette

Quando foi chamada pela polícia, Santa Bernadette se portou com um desassombro e uma naturalidade extraordinários.

Entretanto, em relação às pessoas respeitáveis, aos pais, ao vigário e à superiora religiosa, era um modelo de respeito e obediência.

Aí está bem o espírito de verdadeira católica, da verdadeira santa, que não liga para as pompas deste mundo; que não dá importância a ser tida em grande ou pequena conta e que por causa disso calca tudo aos pés.

Portanto, se desse importância a ser tida em grande conta, já ficava calcada aos pés por todo mundo.

Porque se dou importância a que me aplaudam, acabo não tendo liberdade de me mover a não ser na medida em que aplaudirem. Eu danço conforme tocam.

Para eu ter sobranceria, é preciso não ligar para o mundo. Gostou? Gostou. Não gostou? Gostasse. Eu sou assim e faço assim porque cumpro meu dever, porque a Santa Igreja Católica manda.


Você achou feio? Fique achando, porque a coisa é exatamente assim. Era esta atitude de Santa Bernadette Soubirous.

Mas já era diferente com as autoridades legítimas. Aí o sumo de obediência, de respeito, porque um princípio sobrenatural está em jogo, e não é um fator meramente humano.

Para os fatores meramente humanos, zero. Para aquilo que tem uma raiz religiosa e que vem de Deus, então todo o respeito devido.

(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, excertos de conferência de 15.4.1966. sem revisão do autor)



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 

Um comentário:

  1. Regina Coeli Coutinho6 de fevereiro de 2014 13:53

    Santa Bernadete de Soubirous,interceda por mim ,para que eu aprenda essa solicitude puramente Católica que apresentastes em tua conduta cristã.Amém!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.