quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A “água milagrosa” de Lourdes:
significado e efeitos sobrenaturais

A fonte de Lourdes, dentro da Gruta
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Incontáveis multidões de fiéis vão a Lourdes a venerar à Santíssima Virgem, no local das Suas aparições à Santa Bernadete Soubirous.

E, obedecendo ao pedido da Mãe de Deus, essas multidões de fiéis bebem e lavam-se com a água da gruta das aparições.


Significado da “água milagrosa”

Já no tempo das aparições, a água da fonte de Lourdes foi tida como “milagrosa”.

E, no mesmo sentido em que numerosas imagens de Nosso Senhor, de nossa Senhora e de incontáveis Santos são tidas por “imagens milagrosas”. Do mesmo modo que, também a justo título, numerosas relíquias são chamadas “relíquias milagrosas”.



Soldados se lavando com água em Lourdes
Assim são incontáveis os brasileiros que, em sã consciência, tem a Nossa Senhora Aparecida em conta de imagem milagrosa.

Assim, a Ela se dirigem em romarias para solicitar a cura das suas doenças, a solução para seus problemas mais delicados, a paz e o conforto de alma para suas aflições espirituais.

No mesmo sentido, tem-se difundido aos milhões no mundo a “Medalha milagrosa”, indicada por Nossa Senhora nas Suas aparições na Rue du Bac à Santa Catarina Labouré.

Com expressões como “água milagrosa”, “imagem milagrosa”, etc., gerações e gerações de fiéis, na sua simplicidade, não entendem outra coisa senão o que a Santa Igreja ensina em matéria de milagres.

Fato confirmado pela avidez e entusiasmo com que os fiéis adquirem as publicações com a reta doutrina sobre os milagres, e pela pacífica e irrestrita aceitação do ensinamento da Igreja a respeito.


O ensinamento esclarecedor de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino
Como ensina São Tomás de Aquino, o milagre propriamente dito, não é produzido pela imagem milagrosa ou pela relíquia milagrosa, nem mesmo pelo Santo em vida.

 Nestes casos, o milagre é obra do próprio Deus que se serve instrumentalmente das imagens, relíquias ou do Santo em pessoa, para obrar Suas maravilhas.

Tanto nas imagens quanto nas relíquias, e mesmo ainda no Santo, não há uma virtude própria e intrínseca pela qual se operam os milagres. (Cfr. Suma Teológica, II-II, q.178, 1c ad 1 et ad.5; I, q. 117, 3 ad 1; II-II, q. 178, 1 ad 1).

Foi sempre assim que os católicos do orbe inteiro entenderam o valor da água de Lourdes, quando a denominavam, cheios de Fé, simplesmente “água milagrosa”.

E o mesmo se poderia dizer do modo pelo qual os católicos se referem a imagens e relíquias milagrosas.

Embora tenham elas sido assim qualificadas pelos fiéis desde sempre, nem por isso foram estes advertidos de as estarem transformando em objetos mágicos ou talismânicos.

E ainda poder-se-ia perguntar: a Igreja teria se enganado durante quase dois mil anos à respeito do culto prestado às imagens e objetos milagrosos, alimentando a superstição e a crendice de raízes pagãs.

Então, o que restaria do culto e da liturgia católicas?

Colhendo água nas torneiras de Lourdes
Santo Tomás de Aquino ensina que, falando com propriedade, a Fé não opera milagres por si, mas obra como uma virtude que dispõe bem a pessoa a recebê-lo.

 E junto com a Fé cooperam a abstinência e a continência (Suma Teológica, II-II, q. 178, 1c ad 5.). Por conseguinte, a Fé não é causa nem condição necessária para o milagre.

Isto pode ver-se nos casos de milagres recebidos por ateus ou pagãos, em ordem à sua conversão, ou para afastá-los de fazer mal à Igreja.




Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 




5 comentários:

  1. Santa Bernadette,já é uma bênção conhecer-te, sempre tenho afirmado que Deus todo Poderoso me dá muito mais que mereço! Agora o Senhor reservou-me a graça de te conhecer, a ti dirijo as Ave Marias de hoje, consagrando-me a Mãe de Jesus, Nossa Senhora, Mãe de todas as mães, Virgem Graciosa Imaculada Conceição de Lourdes.Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo por todos os benefícios concedidos!

    ResponderExcluir
  2. Eu Sou Devoto De Nossa Senhora De Lourdes Eu Gostaria De Ter Uma Imagem De Nossa Senhora De Lourdes Com A Agua Benta De Lourde Como Posso Adquirir
    Bom Dia Salve Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr.
      Nosso blog não pode fazer distribuição de nada.
      Mas, num post especial contamos todas as nossas experiências, e muitos outros contam como fizeram. O endereço é : Como mandar vir água de Lourdes http://lourdes-150-aparicoes.blogspot.com.br/2012/04/agua-de-lourdes-como-conseguir.html, ou clicando nesse título no fim da coluna da direita.
      Um antigo Reitor do Santuário de Lourdes informou quem têm aparecido dificuldades da parte dos Correios.
      Mas no endereço há pessoas que conseguiram. Veja como.

      Excluir
  3. Otimo Muinto Bom Mesmo Como Eu Faço Pare Ter Uma Imagem De Garrafinha De Água Benta De Lourdes Muinto Obrigado Boa Tarde

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.