quarta-feira, 29 de março de 2017

Lourdes ensina que o sofrimento
é necessário para a santificação

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Eu creio que o seguinte é um dos mais estupendos milagres de Lourdes.

Se a gente prestar bem atenção nesse fato, passa-se o seguinte: é que para a grande maioria das almas o sofrimento é necessário para a santificação.

As doenças são necessárias para a santificação. E é mesmo por meio das doenças e das provações espirituais que a pessoa se santifica.

E quem não compreende o papel do sofrimento e da dor para operar nas almas o desapego, o amor de Deus, e a regeneração, não compreende absolutamente nada.

É por esta forma que as almas se santificam.

São Francisco de Salles chegou a afirmar que o sofrimento é verdadeiramente o 8º sacramento. Quer dizer, de tal maneira é indispensável, que ele é o 8º sacramento.

O recado do Cardeal Segura para Pio XI

O Cardeal Pedro Segura y Sáenz (1880–1957), com quem eu estive uma ocasião, me contou o diálogo que ele teve com Pio XI.

Pio XI se gabava diante dele de nunca ter estado doente.

O Cardeal Segura sorriu para ele e disse:

“Então Vossa Santidade não tem o sinal de predestinado”.

Pio XI ficou assustado, e ele acrescentou:

– “Não há predestinado que não adoeça, e gravemente, sofra muito da saúde pelo menos em determinado período de sua vida. Se Vossa Santidade nunca teve nada de saúde, não teve o sinal de predestinado”.


Dias depois, Pio XI teve um enfarte de coração fortíssimo.

E da cama ele escreveu um bilhetinho ao Cardeal [Segura], que guardava o bilhete.

Era assim: “Eminência, já tenho o sinal de predestinado”.

No meio de toda a doença ele mandou esse recado ao Cardeal Segura.

E realmente a doença é, como o sofrimento de toda ordem, o sofrimento moral, etc., é o sinal dos predestinados.

Ora, Nossa Senhora agiria contra o interesse da salvação das almas, se a toda alma Ela tirasse as doenças.

E certas almas, para certos efeitos, de algum modo convém tirar o sofrimento. Mas normalmente não convém.

De maneira que essas pessoas vão a Lourdes e voltam sem ter sido curadas.

Prova de quanto Nossa Senhora, tão misericordiosa, acha, entretanto, indispensável o sofrimento para a salvação das almas.


(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 6.2.65. Texto não revisto pelo autor).

VEJA O QUE ACONTECE EM LOURDES NA PÁGINA ESPECIAL DE VÍDEOS -- CLIQUE AQUI


8 comentários:

  1. É PARA REFLETIR E ACEITAR...
    O AMOR DE CRISTO NOS UNIU.

    ResponderExcluir
  2. Também creio no sofrimento corporal como caminho necesssário para a santificação.
    O Onipotente Deus. e somente ele, conhece os mistérios da salvação.
    Graças te damos, Deus, por vossa imensa misericórdia.

    ResponderExcluir
  3. Esta reflexão me fez lembrar de São Francisco de Assis, que mesmo tendo um espírito alegre e jovial, teve que passar por muitos sofrimentos físicos, lembrando a passagem da escritura que diz: "o ouro se purifica pelo fogo".

    ResponderExcluir
  4. "As doenças são necessárias para a santificação".
    Embora saiba que muitos santos morreram doentes e com doenças muito graves e dolorosas, nunca pensei que a santidade tivesse mesmo que passar por aí.
    Já tive a graça de ser curada pela Senhora de Lourdes de uma doença bastante grave que eu própria desconhecia que a tinha, só quando visitei o médico soube que era zona. Hoje tenho outra doença igualmente grave ou talvez mais grave ainda e já lhe pedi a cura.
    Agora, deparo-me com o texto "As doenças são necessárias para a santificação". Tanto que eu quero a santificação, mas nunca pensei que tivesse que ser este o meio. Será que tenho de escolher? Ou a cura ou a doença? Não é a escolha que é difícil, pois a santidade é o maior bem que podemos ter, mas o meio, não era o que eu escolheria, mas como a Mãe de Jesus disse: "faça-se em mim a sua vontade". Mas não resisto em pedir à Senhora de Lourdes a força necessária para suportá-la com alegria, já que tem que ser assim. Como Jesus diz: “Pai, se puderes retira este cálice de mim, mas se faça a Tua vontade e não a minha”. Odete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oque disse o senhor jesus. Eucirei para o pai mas não vos deixarei orfaose tudo que pedir ao pai em meu nome eu os fare.ele estava falando a respeito do espirito santo.você conhece a respeito do apostolo Paulo que ate a sua sombra e vestimenta curava os enfermos ele curava por causa da fe no senhor Jesus,misericórdia e santidade

      Excluir
  5. Temos todos nos termos um pouco mais de amor e compaixão e também respeito pelos nossos contemporâneos foi o maior exemplo que eesis santos nos deram. Pois um exemplo o senhor Jesus nos deu semi santo como euvso santo.

    ResponderExcluir
  6. Valdinei José Ferrari30 de março de 2017 às 22:26

    Prezados Senhores
    Estou recorrendo a vocês na busca de informações onde eu posso obter a Credencial do Peregrino em Lourdes.
    Em final de agosto iniciarei em Lourdes a minha peregrinação até Santiago de Compostela, Espanha.
    Caso possam me ajudar fornecendo endereços (físico ou e-mail), fico muito agradecido.
    Valdinei José Ferrari
    Curitiba - Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Credencial de Peregrino para Compostela pode ser obtido aqui no Brasil, antes de viajar: http://www.caminhodesantiago.org.br/Credencial.html

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.