domingo, 9 de setembro de 2012

Destruição de imagem da Virgem de Lourdes na Colômbia causa espanto e desejo de reparação. E no Brasil?

Imgem de Na. Sra. de Lourdes profanada em Valparaíso, Colômbia
Imgem de Na. Sra. de Lourdes profanada em Valparaíso, Colômbia

A população de Valparaíso (Estado de Antioquia, Colômbia) expressou sua indignação por um atentado inqualificável contra Nossa Senhora de Lourdes.

Ele consistiu na destruição de uma imagem muito simples da Virgem de Lourdes, que esteve por mais de 80 anos em uma gruta no local.

Como o proprietário do prédio onde se encontrava a imagem religiosa, na beira da estrada, já não queria tê-la em seu terreno, resolveu destruí-la.

Em declarações feitas ao jornal El Colombiano, a líder comunal Ligia Henríquez manifestou que: “sente uma tristeza imensa, não há palavras que possam expressar o que se sente ao ver um patrimônio desses desaparecer”.


De fato, poucas coisas podem ser tão terríveis quanto a saída da presença de Nossa Senhora de um lugar.

Há quase um século, operários que participaram da construção de uma estrada, colocaram a imagem no terreno.
Ampliação da imgem de Na. Sra. de Lourdes profanada, Colômbia
Ampliação da imgem de Na. Sra. de Lourdes profanada, Colômbia

Todos os trabalhadores contribuíram para a compra da imagem, conforme recordou a filha do Juan Pablo Martínez, capataz da obra.

Ligie Henríquez assinalou que “quando a estrada foi terminada, os motoristas paravam, rezavam e encomendavam a viagem”.

A Colômbia é um país com estradas muito perigosas por causa dos imensos Andes que se dividem em três braços com grandes altitudes, precipícios e vulcões.

O pároco de Valparaíso, Pe. Nelson Mesa Posada, para acalmar a população que ficou irritada, qualificou o ato como intolerância religiosa e superstição.

“Ele, sem consultar a ninguém nem aos vizinhos nem ao sacerdote, derrubou-a. Isso causou rechaço, indignação e raiva nas pessoas. Graças a Deus ninguém viu a destruição, pois teriam reagido de outra maneira”, indicou o sacerdote.

Que crime tinha Ela feito senão ouvir o brado de dor que parte de incontáveis almas cheias de Fé que a Ela apelam?

O presbítero também exortou aos habitantes indignados a “não responder com a mesma moeda”.





O Bispo de Jericó, Dom Roberto López, sabendo do que ocorreu, ordenou um ato de reparação.

Gruta de Lourdes em Carfin, Escócia.  Por todo lado é o mesmo afluxo de graças.
Gruta de Lourdes em Carfin, Escócia.
Por todo lado é o mesmo afluxo de graças.
A cerimônia consistiu em uma procissão do templo até a gruta onde se encontrava a imagem da Virgem. Aí se rezará o Terço e se celebrará uma Missa “para reparar o ato da profanação”.



Apesar de a gruta ter ficado vazia, os peregrinos continuam indo visita-la para implorar a intercessão da Virgem de Lourdes.

As imagens são feitas de materiais diversos e servem para ajudar nossas almas se elevarem e Deus, os santos, e neste caso, a Nossa Senhora de Lourdes.

Nenhum atentado atinge a Nossa Senhora, Deus ou o santo representado.

Porém, se ele acontecer na indiferença dos fiéis, é de se temer uma retração de graças e proteções que podem ter consequências muito graves.

Mas, se após o atentado, a reparação filial aumenta em fervor e em desejos de uma maior devoção a Nossa Senhora pode se esperar dEla, que é Mae de Misericórdia todas as formas de comiseração, afeto e perdão, até para o infeliz fautor do atentado.

Quantas ofensas são feitas a Nossa Senhora no Brasil que não recebem uma reparação condigna à Mãe ofendida?

Gruta de Lourdes em Cotabato, Filipinas.  Quanto mais longe, mais Nossa Senhora  quer dar suas graças
Gruta de Lourdes em Cotabato, Filipinas.
Quanto mais longe, mais Nossa Senhora
quer dar suas graças
Quantas reparações estão ainda em falta para restaurar as almas, as famílias, o Brasil?

Não seria bom termos no Brasil mais grutas públicas de Nossa Senhora de Lourdes para podermos ir a pedir a Ela com relativa facilidade?

Que o atentado da Colômbia sirva de inspiração às reparações pendentes.

Que ele mova as almas a erigir novas grutas que sirvam de refúgio a Nossa Senhora de Lourdes.

Novas grutas públicas desde as quais Ela faça jorrar o manancial de graças que Ela quer comunicar ao Brasil, com igual ou maior intensidade do que Nossa Senhora de Lourdes já está fazendo descer em inúmeros locais do mundo sobre a humanidade pecadora e tão necessitada!








Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 


2 comentários:

  1. AÍNDA BEM QUE NOSSA SENHORA TEM O CORAÇÃO DE MÃE E PERDOA SEMPRE PEÇO A VIRGEM QUE CUBRA ESTE SENHOR COM SEU MANTO GLORIOSO AMEM

    ResponderExcluir
  2. DIANTE DE TUDO ISSO, SÓ POSSO ESBOÇAR O APELO MAIS QUE URGENTE PARA TODA A HUMANIDADE - MARIA PASSA À FRENTE DE TODAS AS BARREIRAS EM NOSSAS ALMAS, A FIM DE ALCANÇARMOS A MISERICÓRDIA DE DEUS!!! AMÉM!!!
    DENISE PORTO JOÃO PESSOA/PB

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.