quarta-feira, 27 de abril de 2011

Como foi a 1ª aparição: à procura de gravetos para suportar o frio

Lourdes, Massabielle em 1858
Uma das primeiras fotos da Gruta.
É de se observar que a imagem atual ainda não havia sido instalada,
e muitas pedras originais ainda não haviam sido removidas
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs









Todavia, naquele 11 de fevereiro a luta pela vida continuou implacável.

O pai, Francisco, deitou-se entre esgotado e deprimido.

O frio em Lourdes corta a pele como uma navalha e não havia lenha na lareira.

Bernadette prontificou-se a colher gravetos num bosque vizinho. Iria junto com umas amigas que também tinham necessidade.

Louise, a mãe, não queria pois a saúde de Bernadette, que padecia de asma, andava fraca.




Porém, a necessidade e a insistência da filha levaram-na a aceitar. Aliás, Louise, ainda venderia uma parte daqueles gravetos e conseguiria fazer mais uma pobre sopa quente para o marido e os filhos naquela noite.

Bernadette foi, como sempre, levando seu terço no bolso. A mãe fez questão que voltasse para assistir às vésperas na igreja.

As meninas partiram com a ingênua alegria das almas sofridas, despretensiosas, generosas e sacrificadas.

Elas discutiram um pouco onde achar os melhores gravetos sem contrariar os proprietários dos bosques. Disputaram um pouquinho sobre o caminho a percorrer. Afinal puseram-se de acordo. Bernadette saiu na frente indicando a estrada.

Ouçamo-la contar ela própria o que então sucedeu.

“A primeira vez que fui à gruta, era quinta-feira, 11 de fevereiro. Fui para recolher galhos secos com outras duas jovens.

“Quando estávamos no moinho, eu lhes perguntei se queriam ver onde a água do canal se encontrava com o Gave. Elas me responderam que sim. De lá, seguimos o canal e nos encontramos diante de uma gruta, não podendo mais prosseguir.

“Minhas duas companheiras se colocaram em condição de atravessar a água que estava diante da gruta. Elas a atravessaram e começaram a chorar. Perguntei-lhes por que choravam, e disseram-me que a água estava gelada.

“Pedi que me ajudassem a jogar pedras na água, para ver se podia passar sem tirar meus sapatos, mas disseram-me que devia fazer como elas, se quisesse. Fui um pouco mais longe, para ver se podia passar sem tirar meus sapatos, mas não poderia”.

Lourdes, a GrutaEsta preocupação se explica porque Bernadette sofria de asma, e a mãe não queria que tomasse friagem. Prossegue o relato:

“Então, regressei diante da gruta e comecei a tirar os sapatos. Tinha acabado de tirar a primeira meia, quando ouvi um barulho como se fosse uma ventania.

“Então girei a cabeça para o lado do gramado, do lado oposto da gruta. Vi que as árvores não se moviam, então continuei a tirar meus sapatos.

“Ouvi mais uma vez o mesmo barulho. Assim que levantei a cabeça, olhando a gruta, vi uma Dama vestida de branco.

“Tinha um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa em cada pé, da cor da corda do seu terço.

“Eu pensava ser vítima de uma ilusão. Esfreguei os olhos, porém olhei de novo e vi sempre a mesma Dama. Coloquei a mão no bolso, para pegar o meu terço. Queria fazer o sinal da cruz, mas em vão. Não pude levar a mão até a testa, a mão caía.

“Então o medo tomou conta de mim, era mais forte que eu. Todavia, não fugi. A Dama tomou o terço que segurava entre as mãos e fez o sinal da cruz. Minha mão tremia, porém tentei uma segunda vez, e consegui. Assim que fiz o sinal da cruz, desapareceu o grande medo que sentia, e fiquei tranqüila.

Veja vídeo
“A canção de Bernadette”:
Um filme inesquecível
com toda a vida de Sta. Bernadete
Completo em português
“Coloquei-me de joelhos. Rezei o terço, tendo sempre ante meus olhos aquela bela Dama. A visão fazia escorrer o terço, mas não movia os lábios.

“Quando acabei o meu terço, com o dedo Ela fez-me sinal para me aproximar, mas não ousei. Fiquei sempre no mesmo lugar. Então desapareceu imprevistamente.

“Comecei a tirar a outra meia para atravessar aquele pouco de água que se encontrava diante da gruta, para alcançar as minhas companheiras e regressarmos. No caminho de volta, perguntei às minhas companheiras se não haviam visto algo.

“— Não.

“Perguntei-lhes mais uma vez, e disseram-me que não tinham visto nada. Eu lhes roguei que não falassem nada a ninguém. Então elas me interrogaram:

“— E tu viste algo?
“Eu lhes disse que não.
“— Se não viste nada, eu também não.

“Pensava que tinha me enganado. Mas retornando a casa, na estrada me perguntavam o que tinha visto. Voltavam sempre àquele assunto. Eu não queria lhes dizer, mas insistiram tanto, que decidi dizê-lo, mas na condição de que não contassem para ninguém.

“Prometeram-me que manteriam o segredo. Mas assim que chegaram às suas casas, a primeira coisa que contaram foi que eu tinha visto uma Dama vestida de branco. Esta foi a primeira vez”.



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 


13 comentários:

  1. Muito boa iniciativa. Gostaria que postassem o maximo de fotos ou figuras relativas a lourdes e a sant Bernadette , da época.

    ResponderExcluir
  2. William Fernando Gomes Sales13 de fevereiro de 2010 às 16:47

    Sou católico, porém não praticante...tenho muito respeito e fé em Deus. Inicialmente abri este e-mail no dia 11.02.2010, não dei muita atenção e encaminhei a minha esposa. Hoje dia 13 voltei a acessar o meu e-mail e de repente alguma coisa em minha mente pediu para que eu abrisse e lêsse a primeira aparição de Lourdes. Fiz minha oração e pedi pela minha saúde e pela volta ao meu emprego.....Agora estou convicto que o meu pedido será atendido e terei também o meu emprego de volta....Bendita és Nossa Senhora de Lourdes....

    ResponderExcluir
  3. Bendita Nossa Senhora de Lurdes que me ampara o caminho e comigo transporta a cruz. Bendita sejas Senhora por me ajudares, acarinhares e amares. Bendita a Tua Luz que brilha em minha vida. Faz mim Teu veículo de Amor e Paz.
    Assim seja.

    ResponderExcluir
  4. tenho 11anose chamome pedro estou com ideias de ser padre.Sou devoto de nossa senhora e gosto muito do santuario de lourdes e da sua historia

    ResponderExcluir
  5. Estou pedindo à Nossa Senhora, com grande esperança, a conversão de minha filha e do meu ex marido

    ResponderExcluir
  6. Sou católica, porém reconheço que sou de pouca fé.
    Há pouco comecei uma leitura dos milagre de Lourdes e estou encantada com os relatos. Aprofundarei as leituras, preciso renovar minha fé tão pequenina.

    ResponderExcluir
  7. sou devoto de nossa senhora de lurdes,de fatima,e com todos os nomes que ela recebe pela igreja catolica,e inegavel que seja a mae de cristo e nossa mae,mae da igreja e ela foi o primeiro sacrario vivo onde habitou nosso senhor jesus cristo,pois honde habitou a luz de deus ja mais poderia habitar as trevas,por isso e a nossa mae imaculada.que antes de Deus criar o mundo ela ja estava no seu projeto.ferreira sao paulo brasil

    ResponderExcluir
  8. eu estava fazendo uma pesquiza na internet foi quando no nada apareceu esse saite e de nossa senhora de lurde,por conhicidencia eu estava pesquizando a formação de um cisto,pois minha irmã estar com um e tenho fé em deus e em nossa senhora de lurde que ela vai ficar bem,e vai sair dessa rapido,hó mãe querida olhai pela minha irmã,nesse momento,se for caso de cerugia ponhe sua mão sobre ela e faz correr tudo bem,e que ela volte a andar o quanto antes eu creio e vai dar tudo serto amen que deus esteja presente em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  9. Quero dizer aos senhores que este é um mistério das coisas ocultas. coisas ocultas que não são reveladas na Bíblia. Como cristãos só deveríamos crer naquilo que está revelado na Bíblia Sagrada. O fato é que milhões de cristãos no mundo inteiro não acreditam em aparição, por uma questão simples: não há necessidade. O que Deus quer falar, ele fala pela sua palavra e pelo seu Espírito.

    ResponderExcluir
  10. HÁ EXATAMENTE UMA SEMANA DESCOBRI QUE MINHA PROTETORA É NOSSA SENHORA DE LOURDES... DESDE ENTÃO TENHO LHE ENTREGADO TODOS OS MEUS PEDIDOS E AGRADECIMENTOS... ESTOU PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO FINANCEIRA MUITO DELICADA, MAS TENHO CERTEZA DE QUE COM MINHA FÉ E O PEDIDO DE MINHA MÃEZINHA A SEU FILHO JESUS CRISTO O MEU PROBLEMA SERÁ RESOLVIDO DA MELHOR FORMA POSSIVEL... ME AJUDE MINHA NOSSA SENHORA DE LOURDES.....MUITO OBRIGADA.....AMÉM,,,,

    ResponderExcluir
  11. Nossa Senhora de Lourdes peço que oriente minha mente e minha boca para tomar a decisão correta. Para ter coragem de fazer o que tem que ser feito. Tu sabes o quanto desejo o bem e luto para que ele prevaleça. Toma conta do meu corpo, estou em Tuas mãos. Já me mostrasse o Teu poder infinito e por isso peço que continues me guiando.

    ResponderExcluir
  12. Somos também pequenos e humildes como a santa, embora não tivessemos pureza na alma e corpo; imploramos pela converssão do mundo inteiro congregando ao coração de Jesus e a sua e nossa mãe Maria Santíssima... Hoje, junto ao pés da Virgem Mãe rezemos pelas intenções de Santo Padre e da Virgem Mãe para que o mundo se volte urgentemente á Deus. Todos que estamos neste site sentimos a necessidade da converssão dos pobres pecadores do mundo inteiro como também Nossa Senhora nos pede nas suas constantes aparições... Nossa Senhora nos dê seu ABRAÇO MATERNAL.

    ResponderExcluir
  13. Digo que não foi por acaso que achei este site, pois estava a pesquisar sobre corpos de santos incorruptos e encontrei o de Santa Bernadete. Eu já conhecia mais ou menos a história da aparição de Nossa Senhora de Lourdes, mas meu interesse em pesquisar mais sobre foi maior. ao decorrer da leitura senti uma forte taquicardia e ao mesmo tempo uma tranquila paz interior. Lembrei de meu namorado que mora longe de mim e está há meses enfermo e por conta disso não podemos nos encontrar. Como católica praticante que sou, acabei de rogar a Nossa Senhora de Lourdes pela saúde e recuperação dele e que ele possa vir me ver ainda esta semana. Ainda sinto meu coração disparado... não sei se pela fé ou forte intuição que ele será curado e poderemos viver nosso amor juntos um ao outro. Nossa Senhora de Lourdes, rogai pelo meu namorado, e trazei-o curado pra mim. Que assim seja. Amém!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.