quarta-feira, 22 de junho de 2022

Lourdes: Nossa Senhora cura os corpos
porque cura as almas

Lourdes: doentes indo e vindo da Gruta
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs









Eu me lembro de uma cançãozinha religiosa, que se cantava no meu tempo, em que havia um resto de piedade, e que dizia:

“Salve, ó Mãe! Salve, ó Virgem Santíssima! Do universo portento e primor; mais esplêndida glória que a Tua, só tem Deus, do universo Senhor.”


É piedosa a canção e realmente a conclusão é esta: mais esplêndida glória que a Tua só tem Deus, do universo Senhor.

Quer dizer, Nossa Senhora está infinitamente abaixo de Deus. E tudo quanto está abaixo de Nossa Senhora está incomensuravelmente abaixo dEla. É o que a perenidade das curas de Lourdes nos diz.

Há uma certa religiosidade um pouco dada a graças materiais, a pedir favores materiais, etc., etc., que desdenha os favores espirituais e que se impressiona muito com as graças materiais de Lourdes.

Há quem não compreenda que os favores materiais que Deus dá são de fato favores. E favores que a gente deve pedir. 

Mas que só são verdadeiramente favores, na medida em que levam a nossa alma a desejar os favores espirituais, as graças para a alma. É por aí que verdadeiramente Deus atrai as almas para Ele, porque todos os favores tem este fim.

Doentes diante da Gruta
Não se pense que a cura de Lourdes é só porque Nossa Senhora tem pena do homem que é capenga, no sentido físico da palavra, e que Ela corrige o coxo.

Ela tem pena do coxo, é claro. Ela tem gosto em corrigir a capenguiçe do coxo, é claro.

Mas muito mais do que isto Ela quer fazer a ele um bem à sua alma. E serve-se de um milagre físico, para fazer bem à alma dele e dos outros que vêem isto.

E o bem que no caso está em vista é uma grande fé na verdade de que Ela é medianeira de todas as graças.

Eu digo isto porque nós tivemos, não me lembro bem se ontem ou anteontem, a cerimônia das velas de São Braz. Eu estava vendo aquele mundo de gente que vai lá para se proteger contra a dor de garganta.

É claro que Nossa Senhora ama, preza, de nos livrar de um mal da garganta, nos casos em que esse mal não nos conduza para a salvação. Porque às vezes uma dor da garganta, e coisas piores do que isto, às vezes muita doença faz muito bem para muita gente.

Acendendo velas para Nossa Senhora em Lourdes
Se não houvesse doença na terra, o inferno estaria muitíssimo mais cheio do que está. Não é muito não, é muitíssimo mais cheio do que está. Portanto, não é qualquer doença que Nossa Senhora cura.

Mas quando é o caso de curar, Ela cura com amor materno, gosta muito de curar.

Mas Ela cura para que? Para fazer sentir às pessoas a bondade dEla. E para lhes estimular o desejo de se curarem dos males, das doenças da alma, para adquirirem os bens da alma; é para isso que Ela faz.

E é assim que a coisa deve ser vista. Realmente para a cura do corpo, considerando também em si a cura do corpo, mas visando sobretudo a cura da alma.

Essas são as considerações que na novena de Nossa Senhora de Lourdes eu podia fazer.


(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 04 de fevereiro de 1965. Sem revisão do autor.)



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 

CLIQUE AQUI: WEBCAM


7 comentários:

  1. MÃE QUERIDA QUERO LHE AGRADECER POR NOS TER DADO JESUS SEU FILHO AMADO E ASSIM VÓS NOS TOMATES COMO SEUS FILHOS TB. VENHO TE PEDIR QUE PARA MINHA FILHA Mª CRISTINA SEU MARIDO ISMAEL NUNCA FALTE RECURSOS PARA PODEREM CONTINUAR MANTENDO AS GÊMEAS NO COLEGIO SANTA CATARINA AQUI DA MINHA CIDADE, PEÇO TB QUE MEU FILHO JOSÉ CARLOS DEIXE A MAÇONARIA E A CONVERSÃO DE TODA MINHA FAMILIA, MEUS OUTROS FILHOS, MEU MARIDO E DEMAIS NETOS E A MINHA PROPRIA SALVAÇÃO. OBRIGADA MINHA MÃEZINHA,TE AMO DE TODO CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. SENHORA DE LOURDES, EU IMPLORO A VÓS, DE JOELHOS, QUE INTERCEDA POR CONCESSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,MEU ÚNICO SENHOR,PELA CURA DE MINHAS CICATRIZES TANTO FÍSICAS QUANTO ESPIRITUAIS,QUE PERDOE AS PESSOAS QUE ME FERIRAM, ME MAGOARAM, ME HUMILHARAM. NÃO PERMITAIS QUE O RANCOR, A MÁGOA, O ÓDIO ASSOLE MEU CORAÇÃO.CURAI-ME, SENHORA, DAS DORES, DAS INSÔNIAS, DO MEDO, DA INSEGURANÇA, DA FRAQUEZA, DA COVARDIA QUE MUITAS VEZES INSISTEM EM ME ATACAR.
    MINHA VIDA ESTÁ UM CAOS EMOCIONAL,PROFISSIONAL, FINANCEIRO, SENTIMENTAL, FAMILIAR QUE ATACAM MEU CORPO FÍSICO E ME TRAZEM DORES, CALAFRIOS.
    PROTEGEI CONTRA TODOS OS MALES, DOENÇAS, VIOLÊNCIAS, DESASTRES, ACIDENTES E INVESTIDAS DO MAL MEU NETINHO CFCVM, MINHA FILHA RFPLC,SUA MÃE TDP, MINHA MÃE JLC E A MIM PRÓPRIO.
    QUE EU JAMAIS PERCA A FÉ . QUE SEMPRE FIQUE EM EM MIM A ESPERANÇA E A CONFIANÇA DE QUE DIAS MELHORES ESTÃO POR VIR. DE SAÚDE, ALEGRIA, PAZ, AMOR, DINHEIRO.
    CONFIO EM VÓS.
    AMÉM.

    ESTOU ACENDENDO UM A VELA EM VOSSO LOUVOR NESSE EXATO MOMENTO, SENHORA DE LOURDES.

    ResponderExcluir
  3. NOSSA BOA MÃE, NOSSA SENHORA DE LOURDES ROGAI POR NÓS

    ResponderExcluir
  4. Minha Mae querida N Sra de Lourdes q tantos milagres de cura foram feitos, olhai pelo meu filho, pelas crises epileticas. Cubra-o com seu manto milagroso para termos uma noite de paz. Intercede por mim junto ao seu filho Amado Jesus que ele olhe por meu filho. Acalmia o seu coração e o seu sono, que ele esteja tranquilo.Dai-me forças e saúde para estar sempre ao lado dele. Minha Mãe querida eu desejo tanto a cura dele, mais do que a minha própria vida. Cure-o. Obrigada Minha Maezinha

    ResponderExcluir
  5. SENHORA DE LOURDES, EU IMPLORO A VÓS, DE JOELHOS, QUE INTERCEDA POR CONCESSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,MEU ÚNICO SENHOR,PELA CURA DOS MEUS FILHOS,KEIDY,JOSIMAR DESTA ENFERIMIDADE QUE OS AUTORMENTAM,QUE PERDOE-LHES PELOS SEUS PECADOS,QUE HUMILDEMENTE AJUDAME A TER PAZ E TRANQUILIDADE. NÃO PERMITAIS QUE O RANCOR, A MÁGOA, O ÓDIO ASSOLE MEU CORAÇÃO.CURAI-ME, SENHORA, DAS DORES, DAS INSÔNIAS, DO MEDO, DA INSEGURANÇA, DA FRAQUEZA, DA COVARDIA QUE MUITAS VEZES INSISTEM EM ME ATACAR.
    MINHA VIDA , EMOCIONAL,PROFISSIONAL, FINANCEIRO, SENTIMENTAL, QUE ATACAM MEU CORPO FÍSICO E ME TRAZEM DORES, CALAFRIOS.
    PROTEGEI CONTRA TODOS OS MALES, DOENÇAS, VIOLÊNCIAS, DESASTRES, ACIDENTES E INVESTIDAS DO MAL MEU , MEUS FILHOS , E A MIM PRÓPRIO.
    QUE EU JAMAIS PERCA A FÉ . QUE SEMPRE FIQUE EM MIM A ESPERANÇA E A CONFIANÇA DE QUE DIAS MELHORES ESTÃO POR VIR. DE SAÚDE, ALEGRIA, PAZ, AMOR, DINHEIRO.
    CONFIO EM VÓS.
    AMÉM.



    ResponderExcluir
  6. Entendo muito bem o que o Doutor Plínio diz.Realmente...os milagres que aconteceram em minha vida...mesmo sem eu ficar implorando desesperadamente..(mas sempre pedindo a proteção dos Anjos..dos Santos..de Deus..e de todas as Nossas Senhoras)....esses milagres serviram (também)para melhorar cada vez mais a minha fé e a minha evolução espiritual ..e sempre para melhor! É uma força interior maravilhosa!Tão bom saber que Alguém,Muito Poderoso...de fato .cuida de mim!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.