quarta-feira, 6 de junho de 2018

Como nasceu o Bureau Médico de Lourdes
para analisar cientificamente os milagres

O Dr Patrick Theillier foi responsável do Bureau Médico de Lourdes durante muitos anos
O Dr Patrick Theillier foi responsável do
Bureau Médico de Lourdes durante muitos anos
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






A ofensiva de críticas e calúnias forçou a criação de um setor médico para apurar a autenticidade das curas sobre bases estritamente científicas.

Para cortar o passo às más interpretações iniciais, em 28 de julho de 1858 — ou seja, doze dias após a última aparição — o bispo diocesano, D. Laurence, nomeou uma “comissão encarregada de constatar a autenticidade e a natureza dos fatos que têm acontecido... numa gruta no oeste da cidade de Lourdes”.

Foi o ponto de partida do atual Bureau Médico de Lourdes.

Com ele, o espírito naturalista e de orgulho revolucionário haveria de sofrer outro revés.

Pois o Bureau passou a constatar, com base em critérios muito rígidos, que o inexplicável naturalmente — o milagre — acontece para aqueles que apelam à graça da Virgem Santíssima, que esmaga sob seus pés o pai de todas as revoltas, Satanás.

O atual Bureau Médico de Lourdes apura, apenas do ponto de vista médico, se as curas alegadas pelos fiéis são explicáveis ou não pela ciência.

Se não o são, o Bureau encaminha a conclusão do inquérito ao Bispo da diocese do miraculado.

O Prelado então decide se reconhece oficialmente ou não o milagre.



As atribuições estão muito claramente definidas. O Bureau se pronuncia apenas do ponto de vista médico, jamais do ponto de vista religioso-sobrenatural. Por isso, não fala em milagre, mas em cura inexplicável pela ciência.

Por sua vez, os Bispos não se pronunciam do ponto vista médico. Eles apenas proclamam que houve milagre, quando julgam isso oportuno.

Portanto, a constatação pelo Bureau, de cura que vai além de quanto a medicina conhece, é o primeiro e indispensável passo para o reconhecimento oficial do milagre.



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 


Um comentário:

  1. Bom Dia!
    Tenho cunhado com esclerose lateral amiotrofica (ELA), doença esta sem cura, foi-lhe diagnosticado há dois anos, neste momento está dependente de 3ª pessoa, sómente um milagre lhe pode devolver alguma qualidade de vida.
    Por isso peço com toda a fé a Nossa Senhora de LOURDES cura para o meu cunhado, pelo menos que lhe devolva força da cintura para cima, não faz mal que ande em cadeira de rodas toda a vida, mas que não o deixe morrer.
    Peço a alguém que coloque este meu pedido junto da Nossa Senhora de LOURDES, para que conceda milagre ao meu cunhado LUIS Manuel Loureiro.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.