Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
O 8 de dezembro é uma das grandes datas do santuário de Lourdes.
É a festa da Imaculada Conceição, que está no cerne da devoção a Nossa Senhora de Lourdes.
Nossa Senhora ali apareceu a 11 de fevereiro de 1858 ― a máxima festa de Lourdes ― para confirmar esse dogma, proclamado solenemente alguns anos antes pelo Bem-aventurado Papa Pio IX, para entusiasmo da Cristandade e humilhação da iniquidade anti-católica.
Uma procissão excepcional é organizada para as 21:00 horas.
Ninguém falta a ela e o cortejo com velas se põe em marcha, saindo da Gruta sagrada, percorrendo toda a esplanada e culminando ao chegar diante das basílicas.
As Ave-Marias são rezadas nas línguas dos grupos mais numerosos.
Após cada mistério, canta-se o bem conhecido hino Ave, Ave, Ave Maria, cuja letra difere, nas diversas línguas.
Mas na hora do estribilho Ave, Ave, Ave Maria, a multidão estremece erguendo as velas em uníssono.
Naquele momento, dir-se-ia que a obra da Santíssima Virgem nos corações apaga os efeitos da maldição da torre de Babel.
Após a bênção final, o pequeno número de eclesiásticos presentes tem dificuldade para conter o entusiasmo da multidão que quer tocar a piedosa imagem que preside a procissão.
Na noite, o ar dos Pirineus apresenta uma pureza extraordinária.
Brilhando no alto de um escarpado morro, a formidável fortaleza medieval de Lourdes, toda iluminada de luz dourada, completa o panorama.
Ela evoca uma era em que a Cruz e a espada se uniam aos pés da Virgem Imaculada, esmagando eternamente a cabeça da serpente.
O espetáculo da procissão na monumental esplanada faz pensar naquela outra procissão — quão maior e mais esplendorosa — que, como anelam tantos fiéis, poderá inaugurar o Reino de Maria, após o advento dos tremendos acontecimentos previstos em Fátima, próprios a purificar a Terra.
Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.
CLIQUE AQUI: WEBCAM (Clássica) (todos os sistemas).
Fico muito feliz em receber seus i-mails
ResponderExcluirObrigada e muita paz
Após muitos anos afastado da devoção a MARIA, lembrei-me de umn milagre atribuido a NSdoPerpétuoSocorro consguido por minha mãe adotiva MARGARIDA DA CRUZ CABRAL em Belkém do Pará lá pelos anos 50. Veio uma crença na postura de Maria como mãe terrena do SALVADOR que me atinge até hoje e que procuro aumentar a cada dia. É a representação da maternidade, fenômeno sem o qual a hamanidade não estaria existindo.
ResponderExcluirÉ realmente incrível estar em Lourdes e participar desta procissão,impossível não pensar que estamos em uma parte do Céu .
ResponderExcluirDeve ser um momento esplendoroso essa procissão! Ó Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós
ResponderExcluir