quarta-feira, 15 de julho de 2020

Santa Bernadette: a última aparição
foi no dia de Nossa Senhora do Carmo

Nossa Senhora do Carmo, Sao Joao del Rey
Nossa Senhora do Carmo, São João del Rey
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A última vez que Santa Bernadette viu a Nossa Senhora na gruta de Lourdes foi no dia 16 de julho de 1858, festa de Nossa Senhora do Carmo, ou do Monte Carmelo.

Trata-se de mais antiga devoção a Nossa Senhora, pois originou-se no Antigo Testamento.

O profeta Elias viu, simbolizada numa nuvenzinha, a Mãe do Salvador, quando ele estava rezando no Monte Carmelo, Terra Santa, acossado pelas tropas do ímpio Acab, rei prevaricador de Israel.

Por isso, na Missa desta festa, em lugar da Epístola, a Igreja mandava ler o seguinte trecho do Antigo Testamento:

"Eu sou a mãe do amor formoso, e do temor, e do conhecimento, e da santa esperança.

"Em mim há toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude.

"Passai-vos a mim todos os que me cobiçais, encheivos dos meus frutos; porque o meu espírito é mais doce do que o mel, e a minha herança vence em doçura o mel e o favo" (Ecl 24, 24-27)

Desde então, os discípulos de Santo Elías, foram chamados "os filhos do profeta" cultuaram a Mãe do Messias que iria vir. A Ordem do Carmo é a continuadora deste filão mariano.

Naquele dia, Santa Bernadette voltou a sentir um apelo interior de Nossa Senhora para ir à Gruta.



Nossa Senhora do Carmo, Portugal
Nossa Senhora do Carmo, Portugal
Apenas tinha começado a reçar o terço, que as mãos de Bernadette se afastaram em sinal de jubilosa surpresa.

Ela ficou rezando o terço um bom tempo.

A aparição foi silenciosa. No caminho de volta, a Santa disse:

A Gruta, aliás, estava fechada com cercas e o governo proibia comparecer.

Mas, a Santa foi dissimuladamente acompanhada de poucas mulheres. Ficaram do outro lado do rio Gave.

- "Eu não via os tapumes, nem o rio Gave.

"Me parecia estar na gruta, sem que houvesse maior distância que as outras vezes.

"Eu só via a Santíssima Virgem", contou ela.

Foi a última vez que a viu nesta terra.




Também na última aparição de Fátima, em 13 de outubro de 1917, Nossa Senhora quis aparecer vestida como Nossa Senhora do Carmo.

O fato sublinha a continuidade entre Lourdes e Fátima. Existirá, além do mais, alguma conexão com a continuidade dos "filhos dos profetas" de Santo Elias?


Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.