quarta-feira, 8 de julho de 2020

A luz de Lourdes é a luz da Verdade inteira

A luz de Lourdes é a luz da Verdade inteira
A luz de Lourdes é a luz da Verdade inteira
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O Menino Jesus é por excelência a Luz brilhando nas trevas de uma gruta onde só havia uma manjedoura, porque nas casas aconchegadas nem pagando havia lugar para a Santa Família.

E quantas maravilhas aconteceram nessa gruta! E seguem acontecendo se derramando como cachoeiras de graças até para os corações mais endurecidos!

Em Lourdes, Nossa Senhora também escolheu uma gruta para aparecer e fazer seus milagres e desde ali difundir sua graça curativa à humanidade doente e pecadora.

Quem fez essa gruta? Ninguém. No local há uma grande pedra que faz parte de um morro. Os entendidos dizem que o impetuoso rio Gave que passa em frente, acabou escavando-a em múltiplas inundações.

Não tem forma especial, é obra do capricho dos fatores naturais agindo sem ordem preestabelecida. A imagem de Nossa Senhora está numa entrada elevada da pedra que é mais profunda.

Quem se aventurou por lá dentro, coisa aliás desaconselhável e perigosa, só achou algumas estalactites e estalagmites de sal.



Fora disso, a gruta era usada como lixão da cidade ou para guardar porcos que catavam comida pela floresta vizinha.

No dia da primeira aparição o pai de Bernadette foi queimar o lixo do hospital para ganhar uns miseráveis tostões e voltou envergonhado.

Ali aparecer Nossa Senhora a uma moça que procurava gravetos para aquecer um pouquinho sua miserável moradia, aliás uma cela desafetada da velha delegacia?

Foi como em Natal. Nossa Senhora escolheu o local mais menosprezado.

"La Salve en la Gruta de Lourdes", José Garnelo y Alda (1866 – 1944), Museu do Prado
"La Salve en la Gruta de Lourdes", José Garnelo y Alda (1866 – 1944), Museu del Prado
E Bernadette agiu direito seguindo o exemplo e as palavras de Nosso Senhor que nos ensina a antes de tudo nunca silenciar a verdade.

Ela contou em casa a verdade inteira, ainda que os próprios familiares, a começar pela Mãe, não a aplaudiram, e até acharam que estava falando qualquer coisa.

Nem sabia o nome da Senhora, e na pequenina Lourdes todo mundo se conhecia.

Nas visões seguintes foi levada à delegacia, interrogada, ameaçada. Um dia foi proibida. O pároco não acreditava e exigia que ela perguntasse o nome da Senhora. O pároco aliás nunca foi.

Ela mantinha um semblante de indulgência e de bondade diante dos que não acreditavam nela, mas dizia sempre a verdade inteira.

Nosso Senhor fez o mesmo diante dos enviados da Sinagoga que iam a tentar pega-lo em alguma.

Pediremos a Santa Bernadette que nos dê o discernimento dos espíritos necessário para agir da mesma maneira no momento oportuno. Mas falaremos a verdade inteira, sem medo, nossa catolicidade, nossa devoção a Lourdes.

Santos houve que deram sublimes provas de severidade. Outros deram provas de uma caridade e de uma mansidão heroica.

Não houve um só Santo que jamais desse prova de severidade, ou jamais desse prova de suavidade. Cada qual agiu segundo nele soprava o Espírito, e por isto uns e outros foram canonizados pela Igreja.

Santa Bernadette: cadáver incorrupto. Ela só falou a verdade inteira.
Santa Bernadette em toda sua vida nunca atirou pedras no outro porque agia de modo diferente.

Com uma ressalva porém, e esta muito importante.

É que nos princípios jamais cedia. Ela chamava o mal de mal e o bem de bem. Nunca ninguém apontou a menor transigência para com o mal, nem para com a menor e mais velada de suas manifestações.

Pois ela trabalhou sua vida toda para propagar a luz que viu na Gruta de Lourdes. Deformar o que viu seria velar a verdade e no fundo, é querer extingui-la. E isso jamais.

Por sua vez, Nossa Senhora pôs o mundo em polvorosa dizendo a mais pura verdade: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

É uma das lições que nos deixaram após os sublimes encontros na pobre gruta de Massabielle, há mais de cento e sessenta anos.


VEJA O QUE ACONTECE EM LOURDES NA PÁGINA ESPECIAL DE VÍDEOS -- CLIQUE AQUI



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.