domingo, 8 de março de 2020

Por que não recorrer à água de Lourdes contra o coronavírus? Não é uma grande solução?

Papa São Gregório Magno invocou o Céu com procissão reparadora
Papa São Gregório Magno invocou o Céu com procissão reparadora
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O que fazer face ao coronavírus? Fala-se de muitas coisas que a final falham. E de outras que não. Qual é a melhor?

É claro que se trata de não cair no pânico, e agir com bom senso. Mas a mídia e o fala-fala inclusive digital acabam multiplicando os temores.

Mas, para quem tem fé ou quer saber o que é ter fé, há na História lições que não falham. Eis primeiro uma muito antiga.

No ano 590 (há mais de 1.600 anos, mas o exemplo veio desde então se repetindo pelos séculos e nas circunstancias mais diversas no mundo todo), o rio Tibre transbordou, alagou Roma e a reduziu à fome.

E como é frequente nesses casos, irrompeu uma terrível peste, numa época que não havia os recursos médicos que há hoje.



A pestilência era tão forte que as pessoas caiam mortas até na procissão
A pestilência era tão forte que as pessoas caiam mortas até na procissão
O Papa São Gregório Magno discerniu em tanta desgraça que era preciso aplacar a cólera divina excitada por tanto pecado do povo – nobres, populares e eclesiásticos.

Ordenou então uma procissão geral formada por sete cortejos que confluíram para a Basílica de São Pedro, onde repousam os restos mortais do Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa.

As grandes colunas avançavam pela cidade formando as sete procissões. Mas, a pestilência estava num tal furor que, no breve espaço de uma hora, oitenta pessoas caíram mortas ao chão.

O grande São Gregório era um eclesiástico de Fé e olhava para Deus. Não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar.

O Papa mandou que a imagem de Nossa Senhora de Aracoeli precedesse a procissão
O Papa mandou que a imagem de Nossa Senhora de Aracoeli
precedesse a procissão
Ordenou também que precedendo o cortejo fosse levado o quadro da Virgem que chora, da igreja de Ara Coeli, pintado pelo evangelista São Lucas.

E eis que aconteceu o fato maravilhoso: à medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa à sua passagem, e os miasmas da peste se dissolviam.

Junto da ponte que une a cidade mausoléu do imperador Adriano, transformado em fortaleza militar, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem:

“Regina Coeli, laetare, Alleluia!” (“Rainha do céu, alegrai-vos! Aleluia!”), ao qual S. Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!” (“Rogai por nós a Deus, Aleluia!”).

Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro.

São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal de que o castigo tinha cessado.

Como recordação, o castelo ficou nomeado de Sant’Angelo (Santo Anjo) até hoje. Em sua mais alta torre foi posta a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador.

E o hino ficou como conhecido como Regina Coeli ou Regina Cæli (em português “Rainha do Céu”) é dedicado a Nossa Senhora e se reza às 6h00, 12h00 e às 18h00, durante o Tempo Pascal.

Quantas e quantas vezes epidemias e desgraças naturais (terremotos, vulcões, desabamentos, etc.) comparáveis foram sustadas pelo poder sobre os elementos que Jesus Cristo deu à sua Igreja em participação de seus poderes divinos?

São Miguel Arcanjo apareceu embainhando a espada. Imagem no topo do Castel Sant'Angelo, Roma
São Miguel Arcanjo apareceu embainhando a espada.
Imagem no topo do Castel Sant'Angelo, Roma
Procuremos a História de cada um de nossos países e encontraremos!

Mas, então, por que nosso Papa, nossos bispos e nosso clero não fazem o mesmo? No Ritual Romano, inclusive na versão mais moderna, estão todas as instruções e bençãos!

E para não ir muito longe: ali está a água de Lourdes!

Ela curou milhões. Até casos complicadíssimos que foram analisados por juntas médicas e declarados oficialmente milagres, como neste blog pode se ler até o cansaço!

Por que não? insistimos.

Mas, não podemos se não participar do pasmo e do horror ao sabermos de fonte oficial que o bispo de Lourdes, em uníssono com os bispos da França, mandou fechar as piscinas de Lourdes para – perdão pela falsidade – evitar o contágio de coronavírus!

Nossa Senhora teria mandado os seus devotos se lavar com água que transmite doença?

Com todo respeito, é blasfemo supor isso.

Seja-me permitido contar uma experiência pessoal.

Um banho numa piscina de Lourdes como Nossa Senhora disse a Santa Bernadette
Um banho numa piscina de Lourdes
como Nossa Senhora disse a Santa Bernadette
Certa feita em Lourdes, enquanto me preparava para o banho numa das piscinas piedosamente montadas, na minha frente passou um jovem soldado croata com a perna espantosamente inchada.

A bem dizer era só inflamação, coágulos e pus. Fiquei horrorizado e até rezei para ele não entrar logo antes de mim.

Nossa Senhora quis o contrário e minha vez foi logo depois do pobre soldado. E tomei banho logo imediatamente na água em que ele próprio se tinha banhado.

E nada aconteceu. O que naturalmente se diria que era ocasião certa de feroz contágio não se verificou.

Agora com as notícias do coronavírus refleti no caso e rememorei que nos mais de dez anos que dedico a este blog jamais ouvi dizer que alguém se contagiou do mais leve resfriado que fosse com qualquer uso (e os há muitos!) da água miraculosa de Lourdes.

Então, proibir o banho mandado por Nossa Senhora alegando evitar o coronavírus?

Fazer e dizer isso não é uma ofensa a Nossa Senhora?

Isso não pode atrair a cólera de Seu Filho, e desgraças muito piores do que o surto virótico atual?

Isso não induz à perda da Fé?

Lourdes nas épocas de grandes doenças é a grande garantia contra os males!!!!!


VEJA O QUE ACONTECE EM LOURDES NA PÁGINA ESPECIAL DE VÍDEOS -- CLIQUE AQUI



Acompanhe online o que está acontecendo agora na própria gruta de Lourdes pela Webcam do santuário.

3 comentários:

  1. EU CONFIO EM NOSSA SENHORA, NA NOSSA MÃE, QUE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NOS DEU POR MÃE PARA CUIDAR DE TODOS NÓS.COMO QUERIA PELO MENOS TOMAR DA ÁGUA DA GRUTA.

    ResponderExcluir
  2. João Bosco Fonseca Lara9 de março de 2020 às 14:09

    Prezado Dufaur

    Acabei de assistir a uma declaração do Reitor do Santuário de Lourdes afirmando que a medida foi tomada obedecendo a orientação estabelecida pelo Ministério da Saúde, em reunião realizada na Prefeitura de Tarbes tendo em vista a segurança dos peregrinos. Parecia-me constrangido e como que alguém que pede desculpas...
    É momento de oração e reparação pelos nossos pecados e do mundo inteiro! Pergunto a Maria o que eu deveria fazer se fosse o Reitor... Decidiria pela desobediência civil? Iria agradá-La?...

    ResponderExcluir
  3. Amei este conteudo!
    Muitissimo obrigada.
    Sabe, soffro com minhas algumas irmas que sao religiosas e nao acreditam que o Jejum e oracoes de hoje pode freiar este mal, este virus. Eu creio! Vejo muita falta de piedade. Tambem pensei a mesma coisa quando aqui em Roma foi decretado nao ter missa...Realmente, esta situacao è una prova.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.